quinta-feira, 4 de março de 2010

Karma

Acabei de receber de volta, após um longo empréstimo, o livro "Faça Yôga antes que você precise", do Mestre DeRose. Realmente é um livro muito completo, e o método de ensino dele é excelente!
Abri o livro aleatoriamente, e caiu bem na parte em que ele fala de Karma, e achei interessante reler as partes do texto que destaquei na época que li, em 2001:
"Com a influência judaico-cristã, rica em noção de culpa e pecado, o karma para os ocidentais tem uma configuração de algo forçosamente ruim, que se deve pagar com sofrimento.
Para o hinduísmo, é apenas uma lei de causa e efeito, do gênero "cuspiu pra cima, vai receber uma cusparada no rosto". A pura lei do karma é simplesmente mecânica e não espiritual. Nem sequer moral. Independe de fundamentação reencarnacionista ou até mesmo teísta. Refere-se a um mecanismo da própria natureza. Uma espécie de energia potencial muito distante do fatalismo que lhe atribuímos."
"...qualquer que seja o nosso karma, a liberdade que temos sobre as formas de cumpri-lo é bastante elástica."
"...alguns divertir-se-ão bastante no trajeto. Outros vão sofrer. Isso deve-se preponderantemente ao temperamento de cada um e não ao karma."

Nenhum comentário:

Postar um comentário