terça-feira, 9 de março de 2010

Sofrimento

Como já havia dito antes, a repetição é importante para nosso cérebro assimilar e digerir novas informações, por isso sempre gosto de rever as anotações em livros que foram importantes. Antes de dormir, abri aleatoriamente o livro "O Despertar de uma nova Consciência", de Eckhart Tolle, na seguinte página:
"...o ego em si é patológico, não importa que forma assuma."
"pathos, que significa sofrimento. Isso, é claro, foi o que Buda descobriu 2.600 anos atrás como uma característica da condição humana."
"O ego, na sua cegueira, é incapaz de ver a dor que inflinge a si mesmo e aos outros. A infelicidade é uma doença "mental-emocional" que atingiu proporções epidêmicas. É o equivalente subjetivo da poluição ambiental do planeta. Estados negativos como raiva, ansiedade, rancor, ressentimento, descontentamento, inveja e ciúme, entre outros, não costumam ser vistos como negativos, e sim como condições totalmente justificados." "Eu o considero responsável pela minha dor." Isso é o que o ego deixa subentendido.
"O Ego não consegue distinguir entre uma situação e sua interpretação de uma reação a essa situação. Podemos dizer "Que dia horrível!" sem atentarmos para o fato de que o frio, o vento, a chuva ou qualquer elemento ao qual estejamos reagindo não são horríveis. Eles são como são. O que é horrivel é nossa reação, a resistência subjetiva a eles e a emoção que é criada por essa resistência. Nas palavras de Shakespeare:"Nada existe de bom nem de mau, o pensamento é o que o torna assim."
Ou nossa mania de julgar.....mas os estados negativos fortalecem o senso de identidade do ego...

Nenhum comentário:

Postar um comentário