quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CAPITALISMO VS. COMUNISMO

Falei dos hemisférios, então dando sequência às dualidades, lembrei da oposição que existe entre esses dois sistemas econômicos e sociais, o capitalismo e o comunismo, ou socialismo, tanto faz! Passamos há pouco pelas eleições, momento de dualidades, de divisões, e sempre vem aquele papo chato de "direita" ou "esquerda", que acho balela!
Pra mim o capitalismo e o comunismo são lados opostos da mesma moeda: o MATERIALISMO!!
Mas como vivemos numa era de cegueira espiritual, comece a falar de espírito pra ver se não vai sofrer preconceitos! Pois é, mas sem entrar em papo meta-físico, o que seria o espírito?
Eu responderia de forma simples que, apesar de ser um assunto um pouco subjetivo, abstrato, sei lá, podemos relacionar nosso espírito ao nosso coração, ou seja, ao nosso lado emocional. Aí todos sabem do que estou falando, pois por mais frio que seja a pessoa, todos já sentiram emoções, boas e ruins. Quem nunca passou por sofrimentos nessa vida? Quem nunca se emocionou? Todos temos sentimentos, mas você poderia relacioná-lo a algum órgão específico? Os cientistas ateu-materialistas vão dizer que são geradas em tal lugar do cérebro ou devido a substâncias químicas, etc, e que tudo é matéria, não há vida após a morte, e do alto da arrogância deles vão rir de você se pensar o contrário, pois eles tem tantos títulos em universidades, estudaram a vida toda, e são donos da verdade, não é mesmo?
Aí pergunto: o comunismo deu certo? Parece que não, pois apesar da idéia de dividir tudo entre todos ser bem bonita, ela é algo que tem que brotar espontaneamente, e não de forma forçada, através de uma ditadura, e que no final das contas privilegia poucos, a elite do poder, assim como no capitalismo! Você pode forçar alguém a ter amor ou ele tem que brotar espontaneamente dentro de cada um?
E o capitalismo, deu certo? Basta olhar em volta para veremos muita infelicidade, violência depressão, degradação dos recursos naturais, degradação dos valores, corrupção, caos, aquecimento global, e tantas mazelas, enfim, acho que não tem ajudado a criar um mundo feliz e harmonioso.... o que acha?
Todo esse conhecimento científico ateu-materialista não tem ajudado a criar um mundo melhor, acho que esse paradigma cartesiano já faliu, pensamento arcaico que fica ultrapassado a cada dia que passa...mas vejo uma nova consciência brotando, esses sistemas arcaicos falindo, muita informação boa chegando ao planeta, muitas crianças especiais nascendo, e talvez realmente 2012 e essa nova era esteja apenas começando a brotar.....de dentro de nossos corações!!!

2 comentários:

  1. Fala Kiko, sou fã do seu Blog! Sério! E claro das Guitarras. Porém o pensamento pra um sujeito leigo como eu está mais acessível. E comento porque acho o pensamento algo transcendente e mais a partir de sua postagem. Sei lá, não importa mas o que vou dizer é o seguinte.
    Estive no Rio de Janeiro a poucos dias e recebi uma sugestão para conhecer o Instituto Moreira Sales, na Gávea. Fui e me deparei com uma exposição de um fotógrafo Russo do início do século passado, além de um local surpreendente. Mas o curioso que acabei assistindo um filme alemão; Notícias de antiguidades ideológicas Marx, Einsestein, O Capital. Penso, é extremamente importante você colocar esse assunto. E me convence que o pensamento transcende.

    Abraço Kiko

    Victor

    ResponderExcluir
  2. Fala Kiko,
    Tudo bem contigo? Muito legal o seu blog e a sua colocação. Parabéns! Gostaria de deixar minha contribuição. Infelizmente a natureza do ser humano é egoísta. O primeiro capítulo de qualquer livro de economia explica muito bem o porquê somos assim. A explicação econômica está baseada na psicologia e na racionalidade humana que descrevo brevemente: o egoísta é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar os seus interesses, opiniões, desejos e necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona de modo a maximizar o seu nível de utilidade (satisfação). Felizmente, diante do caos em que vivemos hoje, seria errado generalizar e dizer que todas as pessoas agem dessa maneira. Dessa forma, acredito que essas reflexões servem para renovarmos nossas esperanças e nossas promessas de uma vida diferente daquela que trouxemos até aqui.
    Forte abraço,
    Celso Vila Nova

    ResponderExcluir